quarta-feira, 24 de julho de 2013

Produtores baianos de cacau recebem certificação com apoio da Cargill


Ed Ferreira: Produtores baianos de cacau recebem certificação com apoio da Cargill


Os primeiros produtores brasileiros de cacau receberam a certificação UTZ como parte da iniciativa global da multinacional americana Cargill, dentro do programa “Cargill Cocoa Promise”. A certificação UTZ promove a produção sustentável de cacau no mundo, por meio da educação e treinamento de produtores e trabalhadores.

*Na Bahia, quatro produtores foram auditados recentemente e, em parceria com a Cargill, tornaram-se pioneiros no fornecimento de cacau produzido no Brasil com garantia de práticas mais sustentáveis. Outros 12 produtores de cacau passarão pelo processo de certificação até maio de 2014, o que representará um volume aproximado de 1 mil toneladas de amêndoas certificadas.

“A certificação UTZ reconhece e bonifica os esforços necessários para implementar e melhorar os processos produtivos. Ao fomentar essas práticas temos bons frutos, tanto na qualidade das amêndoas de cacau como também na qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais. Além disso, a iniciativa vem ao encontro de uma demanda crescente do mercado por produtos mais sustentáveis”, disse em nota divulgada pela empresa Rodrigo Melo, gerente de originação da unidade de negócio cacau e chocolate da Cargill no Brasil.

Em outubro de 2012, a unidade da Cargill em Ilhéus, na Bahia, tornou-se a primeira processadora de cacau no Brasil a receber a certificação UTZ. Foi implantada uma cadeia de produção sustentável para entrega, armazenamento, processos de rastreabilidade e recebimento de cacau.

Além disso, os funcionários dos armazéns de recebimento, da área de originação de amêndoas e da fábrica receberam treinamentos e capacitação técnica para adoção e multiplicação dos procedimentos exigidos para certificação.

A Cargill Cocoa Promise é um compromisso global da empresa para o desenvolvimento de uma cadeia sustentável de produção do cacau. O programa da companhia trabalha em parceria com organizações não governamentais e outros parceiros do cacau em países em desenvolvimento. Por meio da Cargill Cocoa Promise, a Cargill financia, treina e apoia os cacauicultores para assegurar uma cadeia de produção sustentável nos países produtores, incluindo Costa do Marfim, Gana, Camarões, Vietnã, Indonésia e Brasil. A empresa treina mais de 80 mil produtores anualmente e a meta é assegurar mais de 120 mil toneladas de cacau certificado até 2015.

Informação  |Valor |Por Carine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários ofensivos