quinta-feira, 2 de julho de 2015

INTERDIÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS


Com o lema “é preciso mudar”. Os empresários do cacau no Sul da Bahia estão tentando se organizar com o intuito de formar um grupo entre eles para interditar o Porto Internacional de Ilhéus que fica na Baia do Malhado. Haverá uma reunião no sindicato rural de Ilhéus ,dia 08 de Julho de 2015 às 9:00hs onde será traçada a estratégia para o fechamento do Porto.

O intuito do movimento se atem a fechar o porto numa manifestação pacífica e impedir descarregamento da carga de cacau importado da África.

Eles desejam abrir espaço junto ao governo para negociar e apostam na pressão por meio do fechamento do Porto. A maior dificuldade vai ser conseguir números uma vez que a grande maioria dos “Empresários do Cacau” não vive nas proximidades da zona cacaueira e sim em outras plagas. Talvez se fechassem o porto Aratu reunisse mais gente, pois lá está a maioria deles.

O grande monstro regional é o deságio tem sido uma sangria constante na economia e no bolso dos empresários. O propósito maior é despertar o governo para os problemas da região:

O Drawback do cacau é a principal queixa dos empresários do cacau, eles desejam que seja reavaliado. O grito de desabafo é “Não à importação de cacau com qualidade inferior ao que produzimos”.

A FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia) a maior de representação desses, até o momento não se manifestou, isto é um sinal de que a ideia pode não eclodir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários ofensivos